CDNC (Dinicocisteinato de Cromo)
CDNC
DINICOCISTEINATO DE CROMO
Evidências experimentais sugerem que, para pacientes diabéticos, uma deficiência subclínica de cromo está relacionada a níveis elevados de glicose, insulina e lipídios no sangue, que podem interferir no controle do diabetes tipo 2.
Estudos pré-clínicos e clínicos sugerem que o oligoelemento mineral cromo trivalente desempenha um papel importante na melhoria do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos, promovendo a produção de energia e aumentando a massa corporal magra.
Demonstrou-se que o dinicocisteinato de cromo (CDNC) é um complexo hidrossolúvel, 3x mais ativo e biodisponível do que outras formas de Cromo. Este ativo combina a niacina (vitamina do complexo B) com L-cisteína (aminoácido), produzindo efeitos benéficos na diminuição dos níveis de glicose em jejum, insulina, hemoglobina glicada e marcadores de inflamação vascular em ratos ZDM .
Asuplementação com CDNC aumenta a quantidade de cromo no organismo, promovendo a redução dos níveis de glicose sanguínea e a modulação dos níveis de liberação insulínica, potencializando a ação do hormônio insulina.
Pesquisadores ressaltam que cromo participa ativamente do processo de doenças metabólicas como a obesidade.
MECANISMO DE AÇÃO
CDNC promove a ligação dos oligopeptideos presentes nas células sensíveis à insulina ao receptor hormonal e desta forma, aumentam acentuadamente a atividade do substrato de receptor da insulina (IRS-1), além de aumentar a atividade do transportador de glicose (GLUT-4). Por esse mecanismo, diminui consideravelmente os níveis de glicose no sangue .
Dinicocisteinato de cromo reduz significativamente os marcadores da inflamação vascular (MCP - 1, CRP, ICAM-1) que são conhecidos por serem diretamente associados com a resistência à insulina.
CDNC modula ainda positivamente os níveis da citocina pró inflamatória TNF - α; reduz o estresse oxidativo resultando na diminuição dos níveis de glicose no sangue e previne o aparecimento de doenças cardiovasculares e diabetes.
CDNC aumenta os níveis de adiponectina que modula vários processos metabólicos incluindo a regulação glicêmica e o catabolismo de ácidos graxos e funciona também como antioxidante, neutralizando as espécies reativas do oxigênio (EROs).
POSOLOGIA SUGERIDA
Sugere-se a administração diária via oral de 33mg de CDNC, correspondente a 400mcg de cromo elementar, sempre no mesmo horário, a fim de garantir a eficácia da suplementação.
EFEITOS COLATERAIS
Dinicocisteinato de cromo é bem tolerado com base em estudos científicos.
Aliteratura aponta que a suplementação com o cromo pode causar os seguintes efeitos colaterais:
Distúrbios do sono; alteração de humor; dores de cabeça; aumento da excreção de minerais-traços; alteração do metabolismo do ferro (pode predispor o indivíduo à deficiência de ferro).
Composição:
CDNC QS
Excipiente QSP
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Caso esteja indicado no rótulo, mantenha em geladeira.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A FARMACAM é uma farmácia com manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 8 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida, converse com a(o) farmacêutica(o)!