Lansoprazol
O Lansoprazol é um medicamento utilizado para o tratamento de problemas gastrointestinais, como úlceras no estômago e intestino, refluxo gastroesofágico e síndrome de Zollinger-Ellison. Ele pertence a uma classe de medicamentos chamados inibidores da bomba de prótons, que reduzem a quantidade de ácido produzido pelo estômago.
O Lansoprazol é indicado para tratar úlceras pépticas, incluindo aquelas associadas ao uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), bem como para prevenir úlceras pépticas recorrentes. Também é usado para tratar a esofagite de refluxo, uma condição em que o ácido do estômago entra no esôfago e causa inflamação.
O medicamento age bloqueando a ação da bomba de prótons, que é uma enzima no estômago responsável pela produção de ácido clorídrico. Isso reduz a quantidade de ácido no estômago, o que ajuda a aliviar os sintomas de úlceras, refluxo gastroesofágico e outras condições relacionadas ao excesso de ácido estomacal.
O Lansoprazol está disponível em diferentes formas farmacêuticas, incluindo cápsulas e suspensão oral. A dosagem e duração do tratamento variam de acordo com a condição a ser tratada e a gravidade dos sintomas. É importante seguir as orientações do médico ou farmacêutico ao usar este medicamento.
Como qualquer medicamento, o Lansoprazol pode apresentar efeitos colaterais, como dor de cabeça, náusea, diarreia e dor abdominal. Em casos raros, podem ocorrer reações alérgicas graves, como inchaço no rosto, língua ou garganta, dificuldade para respirar e erupção cutânea.
Como Usar
- Tratamento de esofagite de refluxo, incluindo úlcera de Barrett: 30 mg ao dia, por quatro a oito semanas.
- Tratamento de úlcera duodenal: 30 mg ao dia, por duas a quatro semanas.
- Tratamento de úlcera gástrica: 30 mg ao dia, por quatro a oito semanas.
- Tratamento de manutenção da cicatrização de esofagite de refluxo, de úlcera duodenal e de úlcera gástrica: 15 mg uma vez ao dia.
- Tratamento da Síndrome de Zollinger-Ellison: dose inicial de 60 mg ao dia, por três a seis dias. A dose deve ser então titulada ascendentemente, até conseguir-se um paciente assintomático com secreção ácida basal inferior a 10 mEq/h em pacientes com Síndrome de Zollinger-Ellison não gastrectomizados e em hipersecretores sem a Síndrome.
- Em pacientes com a Síndrome, previamente gastrectomizados, a secreção ácida basal recomendada como alvo é igual ou inferior a 5 mEq/h. Se o paciente requerer 120 mg ou mais de Lansoprazol ao dia, as doses devem ser divididas em duas tomadas equivalentes.
Uma vez que o alvo seja atingido, o paciente deve ser monitorado, para determinar se a dose deve ser ajustada para mais ou para menos.
As cápsulas de Lansoprazol devem ser ingeridas pela manhã, em jejum. No caso de duas tomadas diárias indicadas para doses de 120 mg ou mais, na Síndrome de Zollinger-Ellison, a segunda tomada também deve ser em jejum. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras; não abrir ou mastigar as cápsulas.
Composição / Embalagem / Dose
Lansoprazol QS
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Caso esteja indicado no rótulo, mantenha em geladeira.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A FARMACAM é uma farmácia com manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 8 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida, converse com a(o) farmacêutica(o)!