Omeprazol
Má digestão e azia são duas situações que incomodam bastante quem as têm. Muitos confundem os sintomas e até pensam que são a mesma coisa, mas não são. Azia é quando o suco gástrico, que é importante para digestão, causa dor ou queimação por sair do estômago. Já a má digestão acontece por vários fatores, entre eles, quantidade de alimentos, ingestão de ar enquanto o indivíduo está comendo (que chamamos de aerofagia) e até mesmo por algum trabalho inadequado no processo digestivo.
A má digestão normalmente é caracterizada por dor abdominal, sensação de saciedade precoce e plenitude alimentar, além de sensação de dor, refluxo e gosto ruim na boca, normalmente azedo.
O omeprazol é um remédio que age reduzindo a produção de ácido no estômago.
O omeprazol reduz a secreção ácida gástrica por meio de mecanismo de ação altamente seletivo. Este medicamento produz inibição específica da enzima H+/K+-ATPase (“bomba de prótons”) nas células parietais.
Indicações:
- Tratamento de úlceras gástricas e duodenais;
- Tratamento de esofagite de refluxo;
- Tratamento da síndrome de Zollinger-Ellison;
- Tratamento de manutenção para prevenção de recidiva em pacientes com úlcera duodenal, pacientes pouco responsivos com úlcera gástrica e tratamento de manutenção para pacientes com esofagite de refluxo cicatrizada;
- Tratamento de pacientes que apresentam risco de aspiração de conteúdo gástrico durante anestesia geral (profilaxia de aspiração ácida);
- Tratamento da erradicação de H. pylori associado à úlcera péptica;
- Tratamento e prevenção de erosões ou úlceras gástricas e duodenais associadas a anti-inflamatórios não-esteroidais (AINE);
- Tratamento de dispepsia associada à acidez gástrica.
Como Usar
O omeprazol deve ser usado somente com indicação médica, com doses individualizada, de acordo com a doença a ser tratada, e pelo tempo de tratamento recomendados pelo médico.
- A dose recomendada para tratar a úlcera gástrica é de 20 mg, 1 vez ao dia, sendo que a cicatrização ocorre em cerca de 4 semanas, na maioria dos casos.
- A dose recomendada para pessoas com úlcera duodenal ativa é de 20 mg, 1 vez ao dia, sendo que a cicatrização ocorre no prazo de 2 semanas, na maioria dos casos.
- A dose usual para tratar esofagite de refluxo é de 20 mg por via oral, 1 vez ao dia, durante 4 semanas, sendo que, em alguns casos, pode ser necessário um período adicional de 4 semanas.
- A dose recomendada de omeprazol para erradicação do H. Pylori associado à úlcera péptica éde 20 mg a 40 mg, 1 vez ao dia, associado ao uso de antibióticos, durante o período de tempo determinado pelo médico.
- O uso do omeprazol por crianças com esofagite de refluxo grave pode ser feito a partir de 1 ano de idade, sendo que as doses devem ser calculadas pelo pediatra de acordo com o peso corporal da criança.
- Para o alívio dos sintomas da má digestão associada a acidez gástrica como dor ou desconforto epigástrico, a dose recomendada é 10 mg a 20 mg, uma vez ao dia.
Composição / Embalagem / Dose
Omeprazol QS
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Caso esteja indicado no rótulo, mantenha em geladeira.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A FARMACAM é uma farmácia com manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 8 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida, converse com a(o) farmacêutica(o)!