Tamoxifeno
Na compra desse produto ganhe 9 Farma PontosSimulador de Frete
- Calcular freteTamoxifeno
Tamoxifeno pode ser usado no tratamento e na prevenção de recidivas e novos casos de câncer de mama
Hoje, quem recebe um diagnóstico de câncer de mama conta com diferentes abordagens, que combinam várias possibilidades de tratamento para alcançar a remissão do tumor.
Na prática, o que o Tamoxifeno faz é bloquear a atuação do estrogênio nas células de tumores receptores de hormônio positivo. Dentro do organismo, o tamoxifeno se liga a esses receptores nas células cancerígenas, impedindo que eles recebam estímulo hormonal para crescer e se multiplicar.
Apesar disso, ele pode atuar de forma similar ao estrogênio em outras partes do corpo, como no útero e nos ossos. Por essa razão, o tamoxifeno é classificado como um modulador seletivo dos receptores de estrogênio.
Dessa forma, ele não atua em tumores com receptor de hormônio negativo ou que tenham apenas os receptores positivos para a progesterona. Por isso é tão importante conhecer o status desses receptores hormonais na definição do tratamento.
Embora não tenha sido a primeira medicação anti estrogênio desenvolvida, o tamoxifeno representou um marco na história e abriu caminho para o desenvolvimento de novas terapias, cada vez mais bem toleradas e com maiores chances de sucesso. Dessa forma, com o diagnóstico feito de forma precoce aumentam as chances de que a paciente com câncer de mama tenha uma sobrevida longa e satisfatória.
****************************************************************************************************************************
Muitas pessoas que utilizam fontes externas de hormônios, como pró-hormonais (PHs) ou até esteroides anabolizantes (EAs), não sabem que é necessário fazer uma terapia pós-ciclo (TPC) depois do término do ciclo. A TPC é importantíssima nestes casos, chegando a ser indispensável. Ela serve para minimizar possíveis efeitos colaterais decorrente do uso desses produtos, e restaurar a produção hormonal natural do seu corpo.
Para Que Serve a TPC?
A Terapia Pós-Ciclo serve para manter os ganhos de massa muscular recém-adquiridos, logo após ser feito um ciclo com PHs ou EAs. A queda abrupta nas taxas circulantes e a baixa produção de testosterona após o uso desses produtos pode resultar em perdas significativas de massa muscular após o ciclo, chegando a zerar todo o ganho em casos mais graves. Para evitar isso, é fundamental fazer uma boa TPC e assim restaurar a produção natural de testosterona rapidamente, bem como prevenir-se contra outros efeitos decorrentes do tratamento realizado.
A Terapia Pós-Ciclo também serve para minimizar a ocorrência e intensidade de outros efeitos colaterais indesejados, como por exemplo, danos ao fígado. A degradação da função hepática ocorre principalmente em ciclos realizados com compostos ingeridos via oral. Além disso, os homens podem ter calvície, atrofia testicular e ginecomastia – o crescimento das mamas. E nas mulheres podem ocorrer redução dos seios, hipertrofia clitoriana, crescimento de pêlos e engrossamento da voz.
Quem Deve Fazer TPC?
Todos os usuários de pró-hormonais ou esteroides anabolizantes devem fazer terapia pós-ciclo. Isso é fundamental para manter boa parte dos ganhos que foram obtidos no ciclo além de ajudar bastante a evitar efeitos colaterais.
A terapia também é fundamental para evitar possíveis efeitos colaterais e sintomas que a baixa produção de testosterona pode trazer. São eles:
- diminuição da libido e menor desempenho sexual;
- depressão;
- aumento da gordura corporal;
- redução da massa muscular;
- diminuição de pelos.
TPC para mulheres
Mulheres também devem fazer TPC. Normalmente são recomendados produtos similares aos utilizados pelos homens, apesar de em alguns casos a atuação das substâncias no corpo feminino ser diferente. Citrato de tamoxifeno, citrato de clomifeno, silimarina, e Tribulus terrestris são substâncias que podem ser utilizadas pelas mulheres na TPC.
Citrato de Tamoxifeno
Serve para evitar a ginecomastia, que é o crescimento das mamas nos homens. O tamoxifeno impede o estrógeno de se ligar aos receptores das glândulas mamárias. Ele também ajuda a restaurar a produção natural de testosterona e hormônio luteinizante (LH). Nos exames de sangue, o seu médico deve pedir a medição de FSH, LH e estradiol para estabelecer a sua necessidade específica.
É de fundamental importância fazer uma TPC de qualidade para manter a saúde do corpo, evitar efeitos colaterais, e manter os ganhos de massa muscular que foram adquiridos durante o ciclo. Tecnicamente falando, a TPC é a segunda fase de um ciclo, mas na qual não se almeja o aumento de massa, e sim o reequilíbrio do funcionamento natural do corpo.
Como Usar
O tamoxifeno deve ser usado com indicação do oncologista, na dose e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.
Geralmente, a dose recomendada de tamoxifeno é de 20 mg, em dose única, ou 2 vezes de 10 mg. No entanto, caso não ocorra melhorias ao final de 1 ou 2 meses, o médico pode aumentar a dose para 20 mg, 2 vezes ao dia.
O tempo de tratamento com tamoxifeno pode variar de 5 a 10 anos, devendo ser sempre utilizado conforme a orientação do oncologista.
****************************************************************************************************************************
A dosagem “padrão” usada na TPC é de 40mg por dia (em duas doses diárias de 20mg) por 2 a 3 semanas; · Após este período a dose será reduzida .
Composição / Embalagem / Dose
Tamoxifeno
Excipiente QSP
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Caso esteja indicado no rótulo, mantenha em geladeira.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A FARMACAM é uma farmácia com manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 8 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida, converse com a(o) farmacêutica(o)!