Vitamina C
Tomar suplementos vitamínicos está em alta nos dias de hoje. Estudos comprovam que a vitamina C é excelente para prevenção de gripes e resfriados.
Para falar a verdade, os benefícios da vitamina C vão muito além de reforçar o sistema imunológico, o que por si só é um grande ponto positivo.
Trata-se de uma vitamina essencial para o organismo, participando da formação de diversos tecidos em nosso corpo. Dessa forma, a vitamina C é muito importante e atua diretamente na resposta do corpo à doenças, ou seja, promovendo a cura e recuperação da saúde.
A vitamina C faz parte da formação de tecidos no corpo humano, como vasos sanguíneos, cartilagens, músculos e até mesmo nos ossos, pois está presente no colágeno. Além disso, ela fortalece o sistema imunológico e tem ação antioxidante, protegendo as células contra os efeitos de radicais livres, poluição e diversas doenças.
Quando os níveis de vitamina C no corpo estão baixos, vários problemas podem ocorrer. Entre os mais comuns, a deficiência de vitamina C pode provocar:
- Anemia
- Sangramento nas gengivas;
- Má cicatrização;
- Cansaço;
- Baixa imunidade;
- Estresse e mau humor.
- Manchas arroxeadas pelo corpo pela fragilidade dos vasos sanguíneos;
- Queda de cabelo,
- Enfraquecimento das unhas,
- Dor óssea,
- Queda ou amolecimento dos dentes.
Principais benefícios da Vitamina C
1. Reforça a imunidade
Já falamos anteriormente sobre como a vitamina C reforça o sistema imunológico. Ela aumenta a produção de leucócitos, os conhecidos glóbulos brancos, que atuam como a defesa do organismo contra agentes externos e estranhos ao corpo, como vírus e bactérias.
Além disso, ela aumenta os níveis de anticorpos, quando o organismo desenvolve os anticorpos para combater uma gripe ou um resfriado.
2. Combate o envelhecimento da pele
Os benefícios da vitamina C para a pele são muitos, proporcionados principalmente pela ação antioxidante que combate os radicais livres. Dessa forma, a vitamina C evita o envelhecimento precoce, marcado pelo aparecimento de linhas de expressão, principalmente no rosto.
Vitamina C estimula a produção de colágeno, dessa forma, além de combater o aparecimento de rugas, ela também recupera a elasticidade e rejuvenesce a pele.
3. Evita a anemia e melhora absorção de ferro
Muitas pessoas sofrem com a falta de ferro no organismo e acabam com uma anemia, mesmo que moderada. No entanto, apenas consumir alimentos ricos em ferro, como brócolis, couve e beterraba, não basta.
Para facilitar a absorção de ferro de origem vegetal, a vitamina C é muito eficiente. Portanto, na próxima vez que preparar uma receita caseira para combater anemias, um pouco de suco de limão é um ingrediente indispensável.
4. Fortalece os ossos
O benefício da vitamina C para os ossos também ocorre pela produção de colágeno. O colágeno é uma proteína que compõe a resistência dos ossos, tendões e vasos sanguíneos. Portanto, uma dieta rica em vitamina C faz muito bem para os ossos, tal como o cálcio.
5. Evita problemas na visão
Assim como a ação da vitamina E, zinco e dos betacarotenos ajudam na saúde dos olhos, a vitamina C também contribui para prevenir problemas de visão que acontecem com a idade. Ela combate a degeneração da retina e diminui o risco de catarata.
6. Combate o estresse
A vitamina C também está ligada no combate ao estresse. Estudos recentes mostram que ela pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol em atletas que suplementam a vitamina. Além disso, estudos em animais mostram uma diminuição direta no estresse.
7. Ajuda no bom humor
A vitamina C contribui para produção de diversos neurotransmissores reguladores do humor, como serotonina e dopamina, melhorando o nosso humor e dando mais energia para o dia a dia.
Como Usar
A quantidade de vitamina C por dia recomendada através de suplementos é de 1000 mg (1g). Caso o consumo seja de acordo com essa recomendação, que é a dose ideal para benefícios à saúde, você não sofrerá com o excesso da vitamina.
Composição/ Embalagem/ Dose
Vitamina C QS
Deixe seu comentário e sua avaliação
Comentários
Michael Santovenia Mendoza
Michael Santovenia Mendoza
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Caso esteja indicado no rótulo, mantenha em geladeira.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A FARMACAM é uma farmácia com manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 8 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida, converse com a(o) farmacêutica(o)!