Minoxidil Oral
Minoxidil oral contra calvície: os benefícios e os riscos envolvidos
A versão em cápsulas tem suas vantagens para quem sofre com a queda de cabelo. Por outro lado, pode disparar reações adversas (em especial no coração).
O minoxidil é um medicamento prescrito recorrentemente contra a queda de cabelo – seu uso mais frequente é na versão tópica (uma aplicação direta no couro cabeludo, via uma loção, por exemplo). Isso porque o minoxidil é um anti-hipertensivo potente, que poderia trazer efeitos colaterais nesse formato, que vão de arritmias a inflamações no coração.
Esse medicamento, antigo e barato, é indicado para quem sofre de hipertensão grave. Só que lá pelo fim dos anos 1970, um efeito colateral foi observado: o aumento de pelos no corpo. Assim surgiu uma versão tópica do remédio voltada para a calvície.
Essa loção é largamente usada pelo mundo. Mas, como nem todo paciente enxerga bons resultados com a estratégia, alguns médicos começaram a optar pelo minoxidil em cápsulas mesmo frente à queda de cabelo. Nesse caso, no entanto, prescrito em baixíssimas doses.
O minoxidil favorece a dilatação dos vasos sanguíneos. Esse processo ocorre inclusive na pele e no couro cabeludo, o que abre espaço para que os fios brotem. O primeiro incômodo disso é a hipertricose, o crescimento de pelos exagerados pelo corpo todo.
O uso tópico faz os vasos dilatarem só na cabeça, mas o medicamento oral estende isso ao corpo inteiro, principalmente às artérias relacionadas ao coração. As reações adversas mais sérias desse medicamento incluem a taquicardia, um tipo de arritmia, e a pericardite, uma inflamação do pericárdio, a membrana que envolve o coração e as raízes dos vasos. O produto ainda pode afetar o resultado de exames de eletrocardiograma e mudar a cor do cabelo.
Quem usa bem a loção começa a sentir a diferença com até três meses de uso. Mas se a prescrição for para sempre, é como filtro solar. Precisa passar todos os dias, e o produto deixa o cabelo com aspecto de sujo, além de às vezes causar coceira e descamação. Para esse público em tratamento crônico, a via oral seria mais cômoda e fácil de aderir. É algo para discutir com o profissional de saúde, pesando os benefícios e os riscos.
Os resultados costumam começar a aparecer por volta do terceiro mês e ficam mais evidentes entre o quarto e sexto mês. Vale lembrar que cerca de 30% dos pacientes percebem um aumento transitório da queda capilar por volta do segundo mês. Essa queda não é preocupante e melhora com a continuidade do tratamento.
Como Usar
Para o tratamento da calvície, o medicamento oral deve ser utilizado em doses baixas (máximo de 5 mg ao dia) a fim de evitar alterações significativas na pressão arterial.
É importante que você saiba que o minoxidil oral em baixa dose ainda é uma novidade para o tratamento da queda capilar. Diversas doses foram avaliadas e com base nos estudos que temos até o momento, ainda não é possível afirmar qual a dose ideal de tratamento.
Para mulheres, a dose inicial varia de 0,25 a 1 mg ao dia e para homens de 1 a 5 mg ao dia.
Tanto a tolerabilidade quanto o efeito na melhora dos cabelos podem variar muito entre indivíduos. Por isso, o tratamento deve ser individualizado e sempre realizado sob acompanhamento de um médico dermatologista.
Anti-Hipertensivo de 10 a 50 mg/dia. Dose inicial para adulto, 2,5 a 5mg/dia.
Composição:
Minoxidil base QS
Excipiente QSP
Deixe seu comentário e sua avaliação
Comentários
Rodolfo de Sousa Carvalho
Chegou bem embalado. Agora vamos testar para saber do resultados disponíveis.
Aloysio Fagundes de Andrade
Produto com bom preço e qualidade.
Gustavo Insognia da Silva
ANDRE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Aloysio Fagundes de Andrade
Produto entregue. Prazo um pouco estendido, mas ocorreu tudo ok
Willian jose Coutinho
Produto excelente gostei muito super recomendo aqui pode confiar
Matheus Sales Saanum
1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
2. Imagens meramente ilustrativas.
3. Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Caso esteja indicado no rótulo, mantenha em geladeira.
7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
12. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
13. "SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO".
Venda mediante prescrição do profissional habilitado.
"Não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um especialista".
* A FARMACAM é uma farmácia com manipulação, logo, os produtos anunciados neste site serão produzidos sob encomenda e serão postados na transportadora em até 8 dias úteis após a confirmação do pagamento.
"O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto" RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.
Caso tenha alguma dúvida, converse com a(o) farmacêutica(o)!